Digite o código da aula

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Verbos to lie (mentir), to lie 'down' (deitar, repousar) e to lay (pôr)




Verbos to lie (mentir), to lie 'down' (deitar, repousar) e to lay (pôr)

Don't Make Confusion...
(Não Faça Confusão)

To lay, laid, laid (Gerúndio: laying) =
colocar, pôr, assentar, botar.

Examples...

Lay the broom on the floor, please.
Coloque a vassoura no chão, por favor.

Peter laid the bottle on the counter.= 
Peter colocou a garrafa no balcão.

Usando o particípio passado: 

Peter had laid the bottle on the counter.
Peter havia colocado a garrafa no balcão.

The chicken is laying an egg now.
A galinha está botando um ovo agora.

Layer = camada
There's a chocolate layer inside the cake.
Há uma camada de chocolate dentro do bolo.

******

To lie, lied, lied (gerúndio = lying)
mentir

Examples...


She lies nonstop. 
Ela mente sem parar.

Robert lied during the trial.
Robert mentiu durante o julgamento.

Stop lying to me! I'm very upset with you.
Pare de mentir para mim, estou muito chateado com você.

Usando o particípio passado

Mary has lied a lot during decades.
Mary tem mentido muito durante décadas.

substantivo lie = mentira

lier = mentiroso
He is a lier. Ele é um mentiroso.

********

To lie, lay, lain (gerúndio = lying)
Deitar, repousar (geralmente seguido de uma palavra como "down" para diferenciar do verbo mentir)


Examples ...

If I were you I would lie down a little.
Se eu fosse você eu me deitaria um pouco.

I lay in a hammock yesterday.
Eu me deitei em uma rede ontem.

Usando o Particípio passado.

Robert was lain down on the ground.
Robert estava deitado no chão.

Gerúndio.
Joe is lying on the couch right now.
Joe está deitando no sofá nesse exato momento. 

To lie asleep = deitar para dormir, dormir

The lion lay asleep in the forest. 
O leão dormiu na floresta.

He likes to lie asleep in the afternoon. 
Ele gosta de dormir à tarde.

www.inglesgratis.online -

Nenhum comentário:

Postar um comentário