Digite o código da aula

domingo, 21 de outubro de 2018

Jornal "Extra de Rondônia" — Uma Crônica

Extra de Rondônia: o diário de estimação dos rondonienses.


Estou em uma campanha para divulgar na imprensa de todo o Brasil meu projeto social "inglesgratis.online". No dia 16 de outubro de 2018 fui à redação do Jornal Online "Extra de Rondônia" na cidade de Vilhena, Rondônia (onde moro). Fui atendido pelo Sr. Orlando Caro, um gentleman. Sr. Orlando é um homem educadíssimo — um cavalheiro como poucos. No passado trabalhei com rádio e fui repórter de jornal esportivo. Fiquei muitíssimo impressionado com a redação. Vilhena é uma cidade de apenas 100 mil habitantes. Como pode uma cidade desse porte abrigar um portal de notícia com audiência em todo o estado de Rondônia ? A resposta é simples: dinamismo com texto descomplicado e popular.

Quem me entrevistou foi a jornalista Jéssica — um amor de pessoa. Em meio ao frenesi de notícias vindas de todo o estado, fui recebido com toda a atenção e carinho. Em meu tempo de repórter e jornalista, li alguns livros sobre "comunicação". Tudo papo furado! Comunicação é talento, humildade, saber ouvir e perceber qual tipo de notícia o leitor está procurando. O texto burocrático com ar acadêmico está cada vez mais em baixa. A linguagem deve ser direta, simples e cirúrgica. Um mestre do jornalismo popular foi o eternamente saudoso Nelson Rodrigues, o mestre das letras obtinha enorme sucesso com a linguagem franca, acessível e comovente.  O texto deve surpreender como uma crônica. A foto faz parte do conjunto e a manchete é o que comanda a mágica da comunicação escrita.  O que me deixou impressionado foi saber que o Extra de Rondônia não tem edição de papel. Os leitores leem no celular, tablet e computador.  Naturalmente há jornais escritos em Rondônia, mas nenhum tão popular.

Os tempos estão mudando. Diariamente leio vários jornais em meu tablet. Leio o Yahoo, BBC Brasil, Jornal do Brasil, O Antagonista, Veja.com, Notícias Uol etc. O que o Extra de Rondônia tem que os outros não tem é o fato de publicar notícias sem o viés ideológico. É, galera do jornalismo... O exemplo está aí. Livros de Comunicação são inúteis. Um portal de notícias ser mais popular que TV, rádio, jornal escrito e revistas regionais é a prova de que ser comunicador é uma arte. Comunicação não se ensina nem se aprende. Comunicação se incorpora. Obrigado do fundo de meu coração, Sr. Orlando e Jéssica ! Vocês são muito queridos. Deus abençoe todos vocês. 

http://www.extraderondonia.com.br/2018/10/19/professor-cria-projeto-social-com-oferta-de-ingles-gratuito-para-populacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário